terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Grupo de Oração Javé Chammá

Renovação Carismática Católica da N.Sra. da Cabeça- grupo de oração Javé Chammá. 
Encontro todas as terças-feiras a partir da 19h. com o Terço, louvores, pregações,orações... 
Coordenadora: Mariza Rodrigues 
Participem!!!!




No dia em que as fotos foram tiradas, o grupo foi contemplado com a pregação da coordenadora da 4ªForania - Sra. Elisiene.
 A missa do grupo é todo 2ºsábado do mês às 17h.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TERÇO DOS HOMENS

Acontece, todas as quartas-feiras às 20.30 na Capela Sagrada Família, rua Patagônia 45, o Terço dos Homens, aberto também às famílias.


Um momento de louvor e fé dedicado a Maria, Mãe de todos os homens.




sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Fiéis lotam a Igreja de São Sebastião na Tijuca para mostrar sua devoção ao Santo Padroeiro. Durante todo o dia, ao término das Missas,  pessoas se aglomeravam no interior da Igreja numa procissão em direção ao altar para passar diante da Imagem do Santo.

A tarde, a Procissão com a Imagem do Santo deixou a Igreja dos Capuchinhos e encaminhou-se para a Catedral Metropolitana acompanhada por uma multidão animada pelo Padre Gleuson, Padre Jorjão e Izaías. Também seguiu ao lado de Dom Orani, o Prefeito Eduardo Paes.

Durante a Caminhada, a Imagem parou diante do INCA e Dom Orani elevou  preces para todos os doentes.

Chegando à Catedral, um auto contando a vida do Santo seguida de Missa e show, encerraram o dia de comemorações ao Santo Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro.










Veja todas as fotos em nossa página no facebook:

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

TREZENA DE SÃO SEBASTIÃO

Durante duas semanas acompanhamos a Trezena de São Sebastião com a  Imagem Peregrina do Santo Padroeiro,  que percorreu toda a cidade do Rio de Janeiro visitando comunidades, Hospitais, Paróquias, etc.  Nosso Arcebispo Dom Orani esteve presente à toda caminhada dando um exemplo de Fé, Perseverança, Humildade e Humanidade.  Foram momentos únicos vivenciados por todos que puderam estar presentes nesta Trezena.

Veja alguns momentos.


1º dia __ Igreja de São Sebastião em Olaria

Santuário da Penha de França

Capela de São Sebastião em Del Castilho

Capela de São Sebastião em Madureira
Hospital do Fundão
Paróquia Nossa Senhora do Loreto na Ilha do Governador
Paróquia Bom Jesus da Penha


Para visualizar todas as fotos da Trezena, entre em nossa página no facebook :

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

1º Encontro da Liderança da Juventude


Hoje,  dia 12, quinta feira, após a Adoração ao Santíssimo Sacramento realizou-se o 1º Encontro da Liderança da Juventude da Paróquia N. Sra. da Cabeça com o intuito de buscar a integração entre as diversas gerações da comunidade dentro dos princípios de evangelização e partilha.
Este encontro contou com a presença de jovens responsáveis por movimentos como JURE, MOVEM,PJ, Pastoral da Música, Pastoral Vocacional, Crisma além de adultos representantes da Pastoral Familiar, Pascom, ECC. 
Durante a partilha, refletiu-se acerca do Documento 85 da CNBB que trata da Evangelização da Juventude e ficou a idéia e a necessidade de acolher o jovem dentro de nossa Igreja, ir ao seu encontro e buscar atividades que façam com que o jovem se sinta incluído, engajado, parte integrante da comunidade.





segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

BATISMO DO SENHOR

Nesta Segunda feira, depois da  solenidade da Epifania, celebramos a festa do Batismo do Senhor, que conclui o tempo litúrgico do Natal. Hoje fixamos o olhar em Jesus que, com trinta anos de idade, se fez batizar por João no rio Jordão. Tratava-se de um batismo de penitência, que utilizava o símbolo da água para expressar a purificação do coração e da vida. João, chamado o "Batista", ou seja, o "Batizador", pregava este batismo a Israel para preparar a iminente vinda do Messias; e a todos dizia que depois dele viria outro, maior do que ele, que teria batizado não com a água, mas com o Espírito Santo (cf. Mc 1, 7-8). E eis que quando Jesus foi batizado no Jordão, o Espírito Santo desceu, pairou sobre Ele na aparência corpórea de uma pomba, e João Batista reconheceu que Ele era Cristo, o "Cordeiro de Deus" que veio para tirar o pecado do mundo (cf. Jo 1, 29). Por isso, também o Batismo no Jordão é uma "epifania", uma manifestação da identidade messiânica do Senhor e da sua obra redentora, que culminará num outro "batismo", o da sua morte e ressurreição, pelo qual o mundo inteiro será purificado no fogo da misericórdia divina (cf.Lc12, 49-50). 

Com a Solenidade do Batismo do Senhor, hoje na Matriz, deu início o primeiro curso de Formação para Catequistas.  A Missa aconteceu as 19h como de costume as segundas feiras, com todos os cursistas presentes.  Houve uma Bênção especial para todos antes do término da Missa e , em seguida, iniciaram o Curso com as boas vindas do Pe Jefferson.

 Aspersão

Janice __ Responsável por ministrar o Curso

domingo, 8 de janeiro de 2012

EPIFANIA DO SENHOR

O que significa Epifania segundo o Catecismo da Igreja Católica?
528. A Epifania é a manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e salvador do mundo. Juntamente com o baptismo de Jesus no Jordão e as bodas de Caná, a Epifania celebra a adoração de Jesus pelos «magos» vindos do Oriente.
Nestes «magos», representantes das religiões pagãs circunvizinhas, o Evangelho vê as primícias das nações, que acolhem a Boa-Nova da salvação pela Encarnação.
A vinda dos magos a Jerusalém, para «adorar o rei dos judeus», mostra que eles procuram em Israel, à luz messiânica da estrela de David, Aquele que será o rei das nações.
A sua vinda significa que os pagãos não podem descobrir Jesus e adorá-Lo como Filho de Deus e Salvador do mundo, senão voltando-se para os Judeus e recebendo deles a sua promessa messiânica, tal como está contida no Antigo Testamento. A Epifania manifesta que «todos os povos entram na família dos patriarcas» e adquire a « israelitica dignitas» – a dignidade própria do povo eleito.

 Refletindo um pouco mais. O que significa Epifania para o cristão?
Epifania conforme o Catecismo é a manifestação, a aparição, o revelar-se de Deus aos homens. O curioso da Revelação/Manifestação, que é Jesus, é que ela não é transmitida a partir de qualquer relato bíblico do Natal de Jesus como o de Lucas 2, mas da visita dos Três Reis Magos.
Então, por que este relato específico de Mt 2, 1-12, da Visita dos 3 Reis Magos é quem “melhor” recorda a Epifania do Senhor?
Primeiro, precisamos conhecer os três Reis Magos.
A tradição os chama de Baltazar, Melquior e Gaspar. Dizem que um é branco, o outro, cor de jambo; o outro rei é negro.
Eles eram magos, no sentido de astrólogos e astrônomos (não havia separação destas disciplinas), o que quer dizer que não eram judeus, e sim pagãos, mas também que tinham os céus como sua fonte de saber e de verdade. Por isso, perceberam um sinal no céu, uma nova estrela que pairava constante sobre a Terra, acreditaram na profecia judaica de que o menino-Deus, “Rei dos Judeus”, haveria de nascer e foram ao seu encontro.
Também a forma como a tradição os descreve pela cor de sua pele, caracteriza-os como pertencentes a diferentes povos ou nações do Oriente. Assim, os Três Reis Magos representam todas as nações e todos os povos da Terra são igualmente convidados à Salvação (Cf.: Ef 3, 5s).

 Missa das 7h __ dia 08 de janeiro

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

NOSSOS PADRES

Nosso Pároco atual é Pe Jefferson Gonçalves de Araújo.  Trabalha no núcleo do Vicariato da Comunicação e é responsável pelas Mídias Sociais na Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Encontra-se mergulhado no Processo da Jornada Mundial da Juventude trabalhando no COL (Comitê Organizador Local) no setor de Pré-Jornada.


Pe Maikel Herold atua como Vigário temporário em nossa Paróquia. Ele veio do Rio Grande do Sul, onde é Presbítero em Porto Alegre,  para concluir seus estudos na Puc Rio, cursando  Direito Canônico.


domingo, 1 de janeiro de 2012

MENSAGEM DO PAPA PELO DIA MUNDIAL DA PAZ


Todos os anos o Santo Padre envia ao mundo a sua mensagem de esperança e paz. A mensagem do Papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial da Paz é dedicada este ano ao tema “Educar os jovens para a justiça e para a paz”.
Desde sua eleição em abril de 2005, Bento XVI escolheu como temas para a celebração anual do dia 1º de Janeiro, a verdade, a dignidade da pessoa, a unidade da família humana, o combate contra a pobreza, o meio ambiente e a liberdade religiosa. O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967, para que fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1º de janeiro), a partir de 1968, o que acontece até hoje.
Em seu texto, o Santo Padre destaca o papel das novas gerações na tentativa de superar o sentido de frustração que se gerou por causa da crise que aflige a sociedade, o mundo do trabalho e a economia. Bento XVI afirma que as preocupações manifestadas por muitos jovens nestes últimos tempos, em várias regiões do mundo, exprimem o desejo de poder olhar para o futuro com fundada esperança. Relembrando os acontecimentos deste ano, o Pontífice recorda que 2011 foi marcado por manifestações de rua em várias partes do mundo, principalmente na África e no oriente médio. O Papa recordou também o esforço das autoridades que procuraram intervir no mundo da política, da cultura e da economia. Em relação aos jovens, Bento XVI pede que eles sejam solícitos em despertar as consciências para as questões nacionais e internacionais e para a importância promover o crescimento, a cooperação para o desenvolvimento e a resolução dos conflitos. Ele pede pela construção de uma sociedade de rosto mais humano e solidário, e nos convida a preparar a celebração anual pela paz prestando atenção ao mundo juvenil, escutando e valorizando os jovens para a construção de um futuro de justiça e de paz. A íntegra da mensagem você encontra no site do Vaticano.

DIA MUNDIAL DA PAZ




No dia 1º de janeiro comemora-se o dia mundial da paz. A data surgiu através de sua Santidade, o Papa Paulo VI, porém acontecendo pela primeira vez no dia oito de dezembro de 1967, convocando todos os homens de bem a celebrar essa comemoração, já a partir do dia primeiro seguinte.
O ano de 1968 foi conturbado em grande parte do mundo, foi quando aconteceu a guerra do Vietnã, os assassinatos de Robert Kennedy e Martin Luther King, lutas da população civil contra os modelos autoritários de governo, onde no Brasil foi instituído o AI-5, pelo presidente Costa e Silva, sendo hoje considerado um atentado à liberdade.
Mas a paz é a relação harmoniosa entre as pessoas, povos e nações, mantendo-se em estado de total ausência de violência.
Em virtude de tantos acontecimentos ruins, pelas guerras que já haviam acometido boa parte do mundo, a cada ano o Papa é o responsável por escolher um tema para ser lembrado nesse dia tão especial, pois com o início do ano renovam-se as esperanças de uma vida melhor para todos os povos.
O primeiro tema proposto foi o da própria paz, onde o Papa Paulo VI deixou seu recado, dando significados à mesma. A partir de 1979 os temas foram escolhidos pelo Papa João Paulo II, ficando sob a sua decisão até o ano de 2005, ano de seu falecimento.
Durante esse período, foram abordados vinte e sete temas, sendo lembradas questões sobre o respeito às crianças, a discriminação, desenvolvimento, solidariedade, conflitos mundiais, pobreza, educação, perdão, justiça, direitos humanos, dentre outros.
O Papa Bento XVI já determinou quatro temas para serem trabalhados nesse dia. Os assuntos preferidos do Papa foram: Na verdade, a paz; A pessoa humana, coração da paz; Família humana, comunidade de paz; sendo o tema de 2009 “combater a pobreza, construir a paz”.
Num trecho de seu último discurso, o Papa fez referência ao mundo moderno: “Mas a evocação da globalização deveria revestir também um significado espiritual e moral, solicitando a olhar os pobres bem cientes da perspectiva que todos somos participantes de um único projeto divino: chamados a constituir uma única família, na qual todos – indivíduos, povos e nações – regulem o seu comportamento segundo os princípios de fraternidade e responsabilidade.”
Com isso, espera-se alertar o mundo sobre temas que promovam a paz, tornando a vida mais justa.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DA CABEÇA


Eis-me aqui, prostrado aos vossos pés,
ó mãe do céu e Senhora Nossa!
Tocai o meu coração
a fim de que deteste sempre o pecado
e ame a vida austera e cristã
que exiges dos vossos devotos.
Tende piedade das minhas misérias espirituais!
E, ó Mãe terníssima,
não vos esqueçais também das misérias
que afligem o meu corpo
e enchem de amargura a minha vida terrena.
Dai-me saúde e forças
para vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo.
Não permitais que a minha pobre cabeça
seja atormentada por males
que me perturbem a tranquilidade da vida.
Pelos merecimentos do vosso divino Filho,
Jesus Cristo,
e pelo amor a que Ele consagrais,
alcançai-me a graça que agora vos peço
(pede-se a graça que se deseja obter).
Aí tendes, ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica.
Se quiserdes, ela será atendida.
Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós.