Todos os anos o Santo Padre envia ao mundo a sua mensagem de esperança e paz. A mensagem do Papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial da Paz é dedicada este ano ao tema “Educar os jovens para a justiça e para a paz”.
Desde sua eleição em abril de 2005, Bento XVI escolheu como temas para a celebração anual do dia 1º de Janeiro, a verdade, a dignidade da pessoa, a unidade da família humana, o combate contra a pobreza, o meio ambiente e a liberdade religiosa. O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967, para que fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1º de janeiro), a partir de 1968, o que acontece até hoje.
Em seu texto, o Santo Padre destaca o papel das novas gerações na tentativa de superar o sentido de frustração que se gerou por causa da crise que aflige a sociedade, o mundo do trabalho e a economia. Bento XVI afirma que as preocupações manifestadas por muitos jovens nestes últimos tempos, em várias regiões do mundo, exprimem o desejo de poder olhar para o futuro com fundada esperança. Relembrando os acontecimentos deste ano, o Pontífice recorda que 2011 foi marcado por manifestações de rua em várias partes do mundo, principalmente na África e no oriente médio. O Papa recordou também o esforço das autoridades que procuraram intervir no mundo da política, da cultura e da economia. Em relação aos jovens, Bento XVI pede que eles sejam solícitos em despertar as consciências para as questões nacionais e internacionais e para a importância promover o crescimento, a cooperação para o desenvolvimento e a resolução dos conflitos. Ele pede pela construção de uma sociedade de rosto mais humano e solidário, e nos convida a preparar a celebração anual pela paz prestando atenção ao mundo juvenil, escutando e valorizando os jovens para a construção de um futuro de justiça e de paz. A íntegra da mensagem você encontra no site do Vaticano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário