sábado, 4 de fevereiro de 2012

Renovação da Aliança com a Comunidade Luz do Mundo

Na última 4ª feira, dia 01 de fevereiro, na Paróquia Santa Clara em Guaratiba, Padre Jefferson Gonçalves de Araújo e vários membros da Comunidade Luz do Mundo, renovaram sua aliança com a Comunidade em uma Celebração Eucarística belíssima e emocionante.

Dando por encerrada a Novena de Nossa Senhora da Luz e iniciando os seus festejos, a comunidade do entorno e muitos irmãos de outras Paróquias e Comunidades, estiveram presentes à celebração que iniciou com um rito para acender as velas numa alusão a sermos chamados a ser Luz do Mundo, seguindo-se de uma verdadeira entrega íntima ao Espírito Santo, à Renovação da Aliança com a Comunidade Luz do Mundo e, encerrando-se com a devoção à Nossa Senhora da Luz, diante do Ícone.








 

Nossa Senhora da Luz (também invocada sob os nomes de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação ou ainda Nossa Senhora da Purificação) é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal apesar do seu surgimento ter sido nas Ilhas Canárias (Espanha).



A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora ("Candelária"), quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a Lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se. Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes proferido a Profecia de Simeão: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo» (Lucas 2:29-33)[2].



Com base na festa da Apresentação de Jesus / Purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o fato.

Veja todas as fotos deste momento em nossa página no facebook:

http://www.facebook.com/nscabeca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário